O maior evento nacional de educação, qualificação e emprego regressa na segunda edição, destinada a um público mais alargado
A Futurália, feira da juventude, qualificação e emprego, decorre de 10 a 13 de Dezembro na FIL – Parque das Nações – antecipando a afluência de mais de 40.000 visitantes em busca de oferta de educação e formação secundárias, ensino superior e pós-graduado, assim como de soluções na optimização da empregabilidade.
Estando a qualificação na base de mais produtividade e maior desenvolvimento, a Futurália assume-se como o espaço de excelência onde se faz a ligação directa entre a qualificação e os objectivos de curto prazo de quem a procura, como são um maior nível de empregabilidade ou uma melhor remuneração.
Embora não sendo uma feira de emprego, a Futurália dedica nesta edição um grande espaço de debate ao sector da empregabilidade, evidenciando exemplos de competências essenciais procuradas pelas empresas como a experiência internacional, o conhecimento de línguas e competências transversais.
Do ensino profissionalizante ao ensino pós-graduado
Concentrando toda a oferta de qualificação e formação desde o 9º ano ao ensino superior e formação avançada para activos, a Futurália conta com um sector inteiramente dedicado à inserção na vida activa, com a presença de grandes empresas com boas práticas de recrutamento e programas de estágios estruturados. Esta área é complementada com empresas de recrutamento e selecção, portais e entidades de apoio ao empreendedorismo jovem.
O ensino superior e pós-graduado é outra das áreas em foco neste certame, estando já confirmadas as mais importantes universidades nacionais.
Outra das apostas das universidades e escolas de negócios é a formação avançada, uma área de destaque destas instituições, que reflectem na sua extensa oferta uma resposta integrada ao cenário pós-Bolonha vigente.
O apelo internacional
A área “study abroad” contará com a presença de universidades oriundas de, pelo menos, sete países (Espanha, Republica Checa, França, Reino Unido, Holanda, Estados Unidos e Austrália) e alguns programas de intercâmbio e estágios no estrangeiro, colocando assim em evidência a crescente importância da mobilidade e da experiência internacional.
A forte presença institucional complementada pela criação de uma Comissão Consultiva integrando membros de referência de todas as áreas ligadas à juventude, qualificação e emprego permite a este certame multidisciplinar reforçar a sua posição de liderança na temática do desenvolvimento humano.
Associaram-se à Futurália, desde a primeira hora, o Ministério da Educação, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Agência Nacional para a Qualificação e o Programa Operacional do Potencial Humano, a Câmara Municipal de Lisboa, entre outros.
Para o Professor Eduardo Marçal Grilo, presidente da Comissão Consultiva da Futurália: “2008 será o ano de consolidação da “Futurália”. A feira que está a ser organizada dará ênfase não apenas à oferta de educação e formação secundárias, ao ensino superior, à formação avançada e à formação especializada para quadros superiores, mas também à optimização da empregabilidade, colocando em evidência as competências habilitantes que as empresas mais procuram: experiência internacional, línguas estrangeiras, empreendedorismo, liderança, capacidade de comunicação e inovação”.
Horário
Dia 10 a 13 de Dezembro: 10h00 – 19h00
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
O horário da Futurália é desadequado para jovens com emprego precário, procurando adequação ao mercado de trabalho.
Seria conveniente que o encerramento se realizasse por volta das 22 horas, podendo abrir só a prtir da 15- 16 horas.
Enviar um comentário