Apoiando-se na inovação e recorrendo às novas tecnologias, a Futurália em parceria com a Universidade de Aveiro e com o apoio da Restart, está a desenvolver um projecto multidisciplinar que resultará numa edição virtual do certame no ambiente Second Life.
O espaço onde decorrerá a Futurália será recriado num ambiente 3D, num mundo paralelo, onde todas as entidades presentes no certame estarão também representadas. Qualquer aluno, em qualquer parte do mundo, com acesso á web poderá assim visitar a Futurália virtualmente. As tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm vindo a transformar os tempos e as formas tradicionais de nos relacionarmos com a aprendizagem. Estas ferramentas possibilitam, entre outros aspectos, a mudança progressiva da percepção da realidade, à medida que criam novas formas de interagirmos uns com os outros, novas formas de acesso ao saber e de construção partilhada de conhecimento.De entre um vasto conjunto de tecnologias da informação e comunicação actualmente disponíveis, destaca-se uma nova geração de aplicações baseadas na realidade virtual, com características imersivas, os Multi Users Virtual Environments (MUVE).
Actualmente muito mediatizado, contando com mais de 12 milhões de utilizadores registados, este ambiente virtual é caracterizado pelo sentido de partilha entre grupos e comunidades, pela interoperabilidade, pela possibilidade de se implementarem situações de ensino pouco prováveis na vida real e ainda pelo espírito de colaboração subjacente. Viver neste metaverso é como viver outra vida, porém virtualmente. Voar ou teletransportar-se são os meios de transporte que nos permitem viajar de ilha em ilha.
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